Estar “fortinho” nem sempre é um sinal de saúde. Manter as crianças em forma não é só sobre evitar bullying. Obesidade infantil é um problema mundial que pode trazer diversas complicações para a saúde da criança. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2016, pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos são obesas ou estão acima do peso no mundo. A tendência é que esse número já tenha aumentado. No Brasil, os dados também são preocupantes. Outra informação da OMS é de que entre as crianças menores de cinco anos, 7,3% estão acima do peso.

Isso tudo mostra que precisamos ficar de olho no tamanho das nossas crianças, nos seus exames, disposição e alimentação. Como dissemos antes, não é só sobre a aparência. “A obesidade traz fatores de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas”, conta Denise Luiz, personal trainer. Além disso, ela afirma que uma criança obesa tende a se tornar também um adulto obeso. Por isso que a mudança de hábitos é tão primordial desde cedo.

Contra a obesidade infantil

A especialista recomenda 420 minutos por semana de atividade física para as crianças. O que dá uma hora por dia. Ela pode ser utilizada com esportes da escola, atividades extra-curriculares, brincadeiras que mantenham o corpo ativo, o que importa é a criança gostar da atividade que for fazer.

Outra questão é proporcionar uma alimentação saudável. Em conjunto com a atividade física, essas duas mudanças na rotina podem ajudar o seu filho a emagrecer, se sentir melhor consigo mesma e ainda melhorar a sua saúde e disposição. Então, passe a observar o consumo de alimentos saudáveis e dos não-saudáveis, e se as atividades físicas estão sendo bem aproveitadas!

Obesidade infantil é uma questão séria! Cuidar da dieta e exercícios das crianças fará toda a diferença. Incentive o consumo de frutas e legumes, procure evitar fast-food e industrializados e encoraje a prática de todos os esportes.