As crianças estão crescendo! Deixe seu filho escolher a roupa que irá vestir e confira os resultados no desenvolvimento.

 

Por causa da correria do dia a dia, não nos damos conta do quanto as pequenas coisas podem fazer grandes diferenças na vida dos nossos filhos. A roupa é uma delas. Normalmente escolhemos as roupas pelas características estéticas da peça. Mas elas têm influência direta nos gostos, comportamento, bem-estar e é um fator importante na formação e expressão da identidade dos nossos filhos, segundo um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisadora Talita Souza, sinalizou que no caso das crianças, a moda desempenha um papel fundamental na formação da personalidade. “Isso acontece principalmente no momento em que elas passam a ter mais contato com o ambiente externo. Além de uma consciência maior sobre seus gostos e seu corpo, ainda em formação”, explica.

Deixar crescer

Afinal o desenvolvimento da criança não começa com os estudos e aprendizados escolares, mas com o dia a dia. O ambiente (família) e a cultura influenciam quem eles serão e o comportamento, a autonomia e o desenvolvimento cognitivo e social que terão.

Quando bebês, nós pais escolhemos como estarão vestidos. Porém a partir dos 3 anos, quando a criança já anda sozinha, ela entende a importância da roupa. Sabem tirá-la rapidamente o que as vezes nos deixam doidos…rs… normal.
Mas aos 4 anos uma criança tem plena capacidade motora de se vestir sozinha. Saber a diferença de frente e costas, amarrar os próprios sapatos e abotoar a camisa. Expressam que não gostam de algumas peças e querem mostrar que são grandes o suficiente para se vestiram sozinhas. Essa fase acompanha até os 6 anos, onde algumas combinações de peças podem parecer estranhas, mas eles adoram e se sentem bem. A partir dos 7 anos a crianças já está totalmente independente para o vestuário. Escolhe as roupas e começa a moldar o seu estilo baseado na influência que recebe na escola e das outras crianças.

Deixar as crianças escolherem o que vestir é um fator importante para o desenvolvimento delas. Você pode ensinar cores, combinações, explicar que não pode por sandália com roupa de frio por exemplo…rs… mas no final eles decidirem quais são as peças.

Confira Aqui dicas para facilitar a escolha das peças e estimular a independência dos seus filhos!