A amamentação é linda! Ela enriquece o laço entre mãe e filho, além de proporcionar mais saúde ao bebê. Contudo, o desmame é necessário. A recomendação médica é que o bebê tenha o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses. Depois disso, a amamentação pode se estender até os dois anos de idade. A época certa para o desmame, contudo, vai depender muito do seu estilo de vida e da forma que os outros alimentos forem inseridos na dieta. Independentemente do período em que o desmame aconteça, ele é necessário. Para que este não seja um momento traumático para a família, separamos algumas dicas essenciais! Confira e encerre este ciclo de forma saudável.

  • Vá aos poucos

Para ser natural, o desmame deve ser feito em etapas. Primeiro, aumente o intervalo entre as mamadas. Essa estratégia vai ajudar o seu corpo a produzir cada vez menos leite e o bebê a precisar menos dele. Outra ideia é dar o leite materno em um copinho em vez do peito.

  • Faça substituições

Use os horários antes destinados para o aleitamento para introduzir outros alimentos. Vá substituindo para que a criança comece a saciar a fome de outras formas. Se quiser, pode usar a mamadeira por um período de adaptação.

  • Finja que nada está acontecendo

Uma forma de fazer isso é simplesmente não oferecer. Entretanto, dar o peito quando a criança pedir. Não ofereça, nem recuse. Pode ser que seu filho já nem sinta tanta necessidade da mamada quanto você pensava.

  • A família toda em ação

Ter outras pessoas da confiança do bebê oferecendo mamadeira e alimentos vai ajudar que ele entenda que a mãe não é a única provedora de alimento seguro. Então, convoque o pai, avós, tios para oferecer comida ao pequeno.

  • Não deixe seu filho desamparado

Se o bebê acordar durante a noite – no horário da mamada – ou chorar pedindo conforto, esteja por perto. Certifique-se de que está tudo bem. Contudo, não precisa oferecer o peito. Pode cantar uma música, contar uma história, ou só ficar por perto. Não deixe que seu filho se sinta desamparado.

  • Atenção com os detalhes

É interessante que você evite o seu lugar favorito de dar de mamar – a gente sabe que você tem um ou dois cantos favoritos da casa para isso. Além disso, nos primeiros dias, não utilize as últimas roupas que usou para amamentar. Seu filho vai sentir o cheiro e pode gerar vontade dele.

  • Vá sem medo

Primeiro, seu filho não vai ficar desnutrido. Faça a inserção de sucos, frutas, dos alimentos sólidos e das mamadeiras de forma saudável, de acordo com o recomendado pelo médico. Outro medo comum é o do rompimento do laço com o bebê. O desmame é necessário e ele não vai marcar o fim do amor maternal ou do relacionamento com o bebê. Pode ficar tranquila.

Desmame saudável é possível

No geral, esta não é uma experiência traumática. O bebê já deixa de sentir a necessidade da amamentação conforme novos alimentos são introduzidos. Além disso, dependendo do seu estilo de vida, ele terá que acontecer antes até que o planejado. Então, converse com o seu médico e mantenha-se informada.