É muito difícil escolher uma escola infantil! Afinal, ninguém é tão bom cuidando de nossos filhos do que nós mesmas, certo? Contudo, a escola infantil é necessária em algum momento. Pode postergar o quanto for, vai chegar a hora em que seu filho vai precisar ir à escola. Por isso, separamos algumas dicas para que você seja capaz de escolher o local ideal para o seu filho.

  • Tenha consciência do que você quer

Saiba o que você espera da escola infantil. Isso inclui metodologia de ensino, atividades oferecidas e quaisquer fatores decisivos além do básico. Não deixe para pensar nisso quando começar a conhecer as escolas.

  • Fatores essenciais

Não custa lembrar do básico, não é mesmo? Quando estiver pesquisando as opções de escola infantil, pense se você quer que ela esteja perto de casa ou do trabalho. Se você precisa de atendimento tempo integral, ou não. Se quer que tenha todas as refeições ou se vai precisar preparar lancheiras. E por aí vai. Ter essas informações a mão antes de conhecer a escola poupa o seu tempo e o da própria instituição.

  • Converse com outras mães

Fale bastante com outras mães da família e da vizinhança. Nesse momento, indicação conta bastante. Elas vão saber de experiências nas escolas, que os profissionais de lá não vão te contar – isso inclui as boas e as ruins. Então, abuse desse contato com outras mães.

  • Questão de personalidade

Quando for conhecer a escola infantil, repare no perfil dos educadores, funcionários e das outras crianças. É preciso que as personalidades estejam alinhadas ao seu estilo para a melhor adaptação da criança. A escola pode oferecer diversas atividades, mas se o estilo não bate com o seu, talvez não valha a pena.

  • Projeto pedagógico

Não deixe de conferir o projeto pedagógico de cada escola infantil que te interessar. O que acontece é que existem diferentes metodologias de ensino. E o projeto pedagógico pode ser um tanto quanto complicado para um leigo entender. Por isso, faça questão de fazer todas as perguntas que tiver. É preciso que a método de ensino esteja completamente claro antes da decisão final.

  • Atividades extracurriculares

Se o seu filho vai ficar na escola em tempo integral, verifique as atividades oferecidas. Feito isso, veja quais têm as opções mais adequadas para o seu filho. Você conhece a personalidade de seu pequeno, mas vale até conversar com ele. Muitas vezes ele mesmo que vai decidir entre a escola que tem natação e a que tem judô, por exemplo.

  • Conhecendo a escola

Quando for visitar as instituições, não deixe de verificar o espaço físico. É importante dar atenção ao espaço em que seu filho estará inserido durante o dia. Além disso, não deixe de reparar na organização e limpeza. E, claro, cheque quais brinquedos estão disponíveis para as crianças e os tipos de livro. A ideia é selecionar o local em que o seu pequeno vai se sentir mais à vontade e estimulado.

Escolhendo a escola infantil

Os critérios de seleção mudam muito de mãe para mãe. Não existe a escola perfeita. Mas existe aquela que é a mais adequada para o seu filho. Então, cuidado com o que você ouve por aí e até com o que lê. Você só vai saber qual é a melhor opção quando visitar e sentir confiança. E o principal será o retorno positivo que seu filho dará ao frequentar a escola,  ele querer ir para a escola, feliz e animado para encontrar as professoras e os amigos, vai te dar a certeza que você fez a melhor escolha.