Nova escola: saiba como o processo de adaptação a nova escola pode ser mais fácil para você e os pequenos.

Começar a frequentar uma nova escola é um passo muito grande para os pais e a criança. Primeiro porque no primeiro ano de vida do bebê o tempo de dedicação e atenção é 100% destinado a ele. Com isso os laços afetivos são muito fortes e o processo de desligamento, mesmo que temporário, pode ser difícil. Em segundo, muitas crianças não estão acostumadas a terem contato com novas regras, horários e outras crianças e adultos que não são do seu convívio. São grandes novidades nas quais o processo exige que seja gradativo e para isso as escolas oferecem o período de adaptação. É de extrema importância que os pais conheçam a escola e sintam-se seguros quanto à escolha e possam contar com o apoio que a equipe proporcionará para seu filho.

Nova escola, para você e seu filho

Segurança para o filho na nova escola.

O processo varia bastante de criança para criança. Para os filhos “agarradinhos” meses antes do período escolar os pais podem estimular a independência da criança. No caso dos “desapegados” os pais podem começar a explicar que eles estarão em uma nova fase e que a escola será um lugar que ele irá se divertir.

Como começar?

Comece rotinas, horário para acordar, almoçar, dormir e brincar. Procure casar com o período da escola assim não sentirão o impacto das regras,  pela similaridade com a rotina de casa. As crianças precisam passar por essa transição de forma sutil, para que se sintam acolhidas e confiantes dentro da escola.

Muito importante no processo é não prometer coisas que não conseguirá cumprir. As crianças confiam nos pais mais que qualquer pessoa e precisam ter a certeza que você voltará para busca-la, que estará presente quando necessário. Não diga que “Já volta” ou “Vou ao banheiro” e deixe a criança, ela pode se sentir abandonada; explique de maneira firme, passe confiança de que ela irá brincar um pouco e na hora certa você retornará.

Esse processo também ocorre quando há a mudança de escola. A criança mesmo que pequena, entende o mundo e também quando você conversa sobre qualquer assunto. Nesse período de adaptação é essencial explicar o que está acontecendo e enfatizar os pontos positivos da mudança; que também acontece com os pais que começam a conviver com outros pais e novas formas de trabalho. Neste processo de “desligamento” os pais precisam entender que a escola é excelente para as crianças, além do conteúdo, socializar, ganhar autonomia, resolver problemas, ter amigos e brincar, faz com que elas se desenvolvam com saúde e qualidade de vida.

Saiba como lidar com a Malcriação do seu filho, acesse aqui