Que a amamentação exclusiva é importante até os seis meses de vida do bebê, não vamos discutir! Claro que isso é o ideal e cada situação é individualmente analisada, caso a mãe não consiga amamentar. Mas, e a partir daí? O que fazer? Ao completar seis meses, a introdução dos alimentos deve ser gradativa e o horário do leite materno substituído, aos poucos, por alimentos como frutas, sucos e papas.

Uma sugestão é a introdução do almoço e um lanche com fruta amassada no sétimo mês. Alterne entre maçã, banana, pêra, mamão e laranja lima. A partir daí, refeições como jantar (também com papa), além do almoço e do lanche da tarde (com fruta amassada), devem ser incentivadas. Pêssego, melão, melancia, goiaba e ameixa também são ótimas opções. Após a refeição, você pode oferecer, em copinho, suco natural.

Na primeira fase das papinhas, recomenda-se passar os vegetais bem cozidos em uma peneira grossa ou amassar muito bem, com um garfo, antes de dar ao bebê. Após três meses de papas, sugiro evoluir a consistência, oferecendo pedaços maiores.

Quais ingredientes posso utilizar para fazer uma papinha salgada?

Temos diversas opções e separei algumas para você! Lembre-se que o cozimento dos alimentos deve ser feito com água mineral (fervida ou filtrada). Alguns temperos como alho, cebola, azeite ou óleo vegetal, podem ser adicionados. E o sal? De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, não devemos adicioná-lo no preparo.

  • Cereal ou tubérculo: arroz e macarrão (recomenda-se integral), batata, batata-doce, mandioca, cará ou inhame;
  • Leguminosa: feijões, ervilha, lentilha ou grão-de-bico;
  • Proteína animal: carne bovina, frango ou peixe. A gema do ovo poderá compor a papa. Já a clara só deverá ser introduzida após o primeiro ano;
  • Hortaliças: verduras (folhas) e legumes (cenoura, abóbora, abobrinha, chuchu, berinjela, beterraba).

Não deixe de oferecer alimentos de qualidade para o seu bebê, pois é comprovado que a introdução correta previne alergias e doenças futuras, relacionadas à alimentação. Preparar comida caseira e evitar industrializados fará toda a diferença para a saúde do seu filho. É um trabalho que certamente terá recompensa no desenvolvimento dele!

Dra. Georgia Magri

Nutricionista