As mães de hoje tem mais uma crítica de terceiros em sua lista: uso de tecnologia para crianças. Como se não bastassem os palpites sobre a alimentação, educação, roupa, nome, agora também temos que ouvir sobre o uso de aparelhos eletrônicos. Mas pode ficar tranquila. Estamos todas juntas nessa! Por isso, separei algumas informações sobre tecnologia para crianças.

Existem diferentes benefícios. Primeiro, ele gera curiosidade. Tudo começa com um vídeo infantil, depois uma nova palavra, então a mesma palavra em outro idioma e por aí vai. O mais legal da internet é que o conhecimento não tem limites e todas as perguntas têm respostas rápidas. Além disso, o uso das diferentes telas leva a maior atenção e concentração do pequeno.

Benefícios da tecnologia para crianças

O uso da internet e de tecnologia não deve se limitar ao lazer. A educação se beneficia muito dela. Afinal, não faria sentido manter as aulas tradicionais, sendo que as crianças mudaram muito. Um estudo feito pelo núcleo de ensino da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que o uso de tecnologia na educação melhora em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física.

Outro dado interessante é de um experimento na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. O uso de animações, simulações e jogos de análise combinatória foram incluídos no currículo escolar. O resultado? 51% dos alunos com dificuldades de aprendizagem melhoraram seu rendimento.

E os benefícios da tecnologia para crianças não se limitam à escola. Você pode utilizá-las para jogarem juntos, assistirem filmes em família, incentivar a leitura e aumentar o repertório com músicas e filmes diferentes!

Motivos para controlar o uso de tecnologia para crianças

Por outro lado, o uso de tecnologia pode ser muito prejudicial. Diversas partes do corpo estão sujeitas a danos, como a visão, a postura, sem contar os distúrbios mentais. Por esse motivo, as sociedades médicas lançam guias para orientar melhor os pais e pediatras. Uma das orientações da Academia Americana de Pediatria, por exemplo, acredita ser saudável que se espere os 18 meses da criança para ter o primeiro contato com o universo digital, desde que haja participação e monitoramento dos responsáveis.

Outra recomendação é sobre o tempo de uso dos devices. Entre os dois e cinco anos de idade, a criança desenvolve habilidades cruciais para seu crescimento. Neste período, a recomendação é que o pequeno esteja exposto a telas por, no máximo, uma hora por dia.

Então, o uso de tecnologia para crianças está liberado, desde que haja moderação e controle. Converse sempre com o pediatra a respeito disso. Diante de qualquer comportamento anormal de seu filho, já tome alguma atitude. A internet traz várias vantagens e benefícios para as crianças, mas a falta de discernimento pode tornar o hábito extremamente prejudicial para a saúde física e mental.