Ensinar os pequenos sobre a importância da higiene bucal e apresentar boas técnicas de escovação, são tarefas fundamentais para manter a saúde bucal das crianças. Elas têm de aprender desde cedo que, cuidar dos dentes, deixando-os sempre limpos, pode evitar uma série de problemas futuros. Entre eles cáries e gengivites.

Para isso, ajude seu filho em cada escovação, que deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia. Ensine também como usar corretamente o fio dental e não se esqueça de levá-lo ao dentista a partir dos 2 anos de idade. Assim, o profissional poderá acompanhar o desenvolvimento dos dentinhos e avaliar a saúde bucal do pequeno. Aproveite a oportunidade para explicar que ir ao dentista é algo bom para ele e que as visitas têm de ocorrer periodicamente.

Quando iniciar a escovação?

Não ter dentes na boca não significa que a higiene bucal deve ser ignorada, muito pelo contrário. Os cuidados devem começar desde bebê. A higienização é simples e deve ser feita com uma gaze umedecida em água mineral. Passe-a na gengiva e retire os resquícios do leite materno. Se preferir, você pode usar uma dedeira de silicone, como no exemplo abaixo:

Como fazer a escovação corretamente para manter a saúde bucal das crianças

Depois que os primeiros dentinhos nascerem, é o momento de começar a escovação. Para que ela seja feita de forma correta, preste atenção nas dicas que selecionamos para manter a saúde bucal das crianças:

✔ Opte por uma escova com cerdas bem macias;

✔ Use pequena quantidade de creme dental com flúor para remover a placa bacteriana e não deixe que seu filho engula-o;

✔ Posicione a escova a 45 graus em relação à gengiva;

✔ Em movimentos circulares, escove a parte interna dos dentes e, depois, a externa;

✔ Escove para frente e para trás a superfície de mastigação dos dentes.

Nos primeiros anos de vida, os pais é que devem realizar a higienização, sempre explicando as técnicas e hábitos de escovação. Isso faz com que a criança aprenda a escovar os dentes corretamente para, quando tiver a idade certa, realizar a atividade sozinha. Os dentistas aconselham que isso seja feito a partir dos 8 anos de idade. No entanto, nos primeiros dias de autonomia, é importante continuar acompanhando e auxiliando os pequenos para certificar-se de que estão fazendo tudo corretamente. Caso estejam, deixe-os realizar a escovação por conta própria.

OBS: o uso do fio dental deve ser iniciado quando a criança já tiver dentes desenvolvidos e unidos.

Leia também…

Não deixe de conferir nosso último post sobre as vantagens da educação bilíngue.