Abrir o próprio negócio e apostar no empreendedorismo são alternativas que algumas mulheres encontraram para flexibilizar e conciliar a rotina de trabalho com a maternidade. No entanto, para que tudo saia conforme planejado, é preciso ter muita dedicação e disciplina. Para te ajudar com isso, listamos 3 dicas valiosas de como mães empreendedoras podem desenvolver as tarefas de serem mães e empresárias com excelência.

Dica 1 para mães empreendedoras: planeje sua rotina

O primeiro passo para conciliar o trabalho com a maternidade é criar uma rotina e planejar, um dia antes, todas as tarefas que você irá realizar. Para isso, analise a sua agenda e, com base nas prioridades, liste as atividades que irá fazer no dia. Anote tudo! Quantos e-mails você terá que enviar? Quantas ligações terá de retornar? Vai participar de quantas reuniões? Terá de atualizar o estoque? Qual horário vai buscar o pequeno (a) na escola?

Responda essas e outras perguntas e deixe tudo organizado.

Dica 2 para mães empreendedoras: defina os melhores horários para trabalhar

Se você tem uma loja e precisa estar no local em período integral, não existem muitas alternativas. Você terá de deixar seu filho (a) com familiares ou na escolinha. E isso é ótimo, pois você saberá que ele está sendo bem cuidado e não terá de se preocupar com isso. Nesse caso, tente finalizar todas as suas atividades até o fim da tarde e separe a noite para desfrutar bons momentos com a família.

No caso das mamães que fazem home office, ou seja, trabalham em casa, é preciso se atentar à alguns detalhes. O primeiro deles é fazer um escritório. Escolha um espaço tranquilo, onde você será menos interrompida. O ambiente precisa ser profissional, já que fica um pouco difícil trabalhar em meio aos brinquedos, não é mesmo? Feito isso, é o momento de organizar a agenda e definir quais são os melhores horários para trabalhar.

É no período da manhã, enquanto o pequeno (a) está na escola? É durante a tarde, quando ele (a) está tirando um cochilo ou brincando tranquilamente?  Ou à noite, quando seu marido chega em casa e pode cuidar dele (a)? Cada mamãe deve analisar sua rotina e avaliar quais são os horários mais tranquilos para se dedicar ao negócio. Afinal, as mães empreendedoras têm de fazer isso com maestria, não é mesmo? Só assim o sucesso será alcançado.

Dica 3 para mães empreendedoras: esteja preparada para imprevistos

Vocês se lembram daquele vídeo, no qual um pai é interrompido pelos filhos enquanto dava uma entrevista para a BBC? Esse é o exemplo perfeito para esse tópico, que é dedicado, exclusivamente, para as mamães empreendedoras que fazem home office.

Essa situação pode acontecer com qualquer mãe que trabalhe em casa – e é mais comum do que se imagina. Claro que você irá avisar o pequeno (a) e o papai de que reuniões são importantes e não devem ser interrompidas, mas avisar não vai garantir que NUNCA aconteça. Se você, algum dia, se deparar com esse imprevisto, aja com naturalidade e explique ao cliente sua condição. Certamente ele irá entender e isso não será prejudicial para o seu negócio.

Preste atenção, também, na sua agenda. Mesmo que você tenha planejado detalhadamente o seu dia, pode ser que imprevistos aconteçam. Portanto, seja flexível em relação à isso.

Deu para perceber como é importante organizar a rotina, definir os melhores horários para se dedicar ao seu negócio e, por fim, ser ágil para refazer a sua agenda, caso surjam situações atípicas? Leve as dicas em consideração e tenha uma relação mais tranquila entre trabalho e maternidade.

Se você souber de outras táticas, deixe nos comentários. Quanto mais dicas para ajudar as mães empreendedoras, melhor!