Não entender o que está sentindo ou não saber ligar com as próprias emoções, são sensações completamente normais na infância. Se nós, adultos, às vezes temos dificuldades de controlar os sentimentos, imagina uma criança que não compreende nada sobre isso. Ela está na fase de descobertas e precisa da sua ajuda para começar a desenvolver a inteligência emocional. Afinal, uma criança que, desde cedo, tem esse tipo de educação, saberá lidar melhor com os sentimentos na fase adulta, sejam eles bons ou ruins.

Para que o seu pequeno entenda e aprenda e expressar suas emoções, listamos algumas dicas que podem ser incluídas na rotina de vocês. Confira:

Ensine a criança a reconhecer suas emoções

Antes de aprender a controlar os sentimentos, as crianças precisam entender o que estão sentindo e o nome de cada emoção. Pode ser que, no início, ela não compreenda muito bem o que você quer dizer, mas, com o tempo, vai começar a se familiarizar com os termos e terá total autonomia para identificar os próprios sentimentos. Veja como isso funciona na prática:

Seu filho acabou de ganhar um presente novo e está brincando muito entusiasmado(a). Você pode dizer a ele:

  • Você está feliz com o nome brinquedo? É muito bom estar feliz, não é mesmo?

Ou aproveite um momento de grande irritação:

  • Eu não deixei você brincar até tarde e, por isso, está com raiva. Não fique assim, amanhã você poderá se divertir mais, ok?

Situações de tristeza também servem como aprendizado:

  • É normal que você esteja triste por não poder dormir na cama com o papai e a mamãe, mas precisa começar a tentar dormir sozinho, tudo bem?

Você deve fazer isso toda vez que tiver a oportunidade de nomear um sentimento. Aos poucos, o pequeno vai começar a compreender melhor o que sente.

Deixe que a criança expresse suas emoções

Além de aprender o nome de cada uma das emoções, é importante deixar que as expresse. Você não deve privá-las disso e nem minimizar o que estão sentindo. Jogar a poeira para debaixo do tapete, pode gerar grandes consequências no futuro. Entre elas depressão e ansiedade.

Portanto, tenha empatia, acolha seu filho e mostre que você está ao lado dele. Assim, ele se sentirá mais conectado e apoiado por você.

O próximo passo é sentar e conversar. Quando a emoção estiver mais controlada, explique a ele o que pode ser feito para desenvolver o autocontrole. Respirar fundo e tentar substituir os pensamentos que desencadeiam raiva e estresse por pensamentos mais positivos são ótimas alternativas.

Se essa estratégia não funcionar com o seu filho, tente encontrar outros caminhos que se adequem às emoções dele.

Seja o exemplo dentro de casa

Sabemos que as crianças aprendem observando os outros, principalmente os pais. Se você for uma pessoa descontrolada, que se irrita facilmente, grita sem necessidade e está sempre estressada, é bem provável que o seu filho replique essas atitudes. Afinal, isso passará a ser normal para ele, não é mesmo?

Se você se descontrola, ele aprenderá a se descontrolar também. Se você resolve as situações pacificamente, ele aprenderá a fazer da mesma forma. Crianças são uma espécie de esponja e absorvem a maioria dos exemplos dados pelos pais. Portanto, tome cuidado com isso!

Se você tiver outras dicas, deixe nos comentários para ajudarmos cada vez mais mamães.

Até a próxima!