A saúde das nossas crianças é uma das maiores preocupações. Afinal, tudo que pudermos fazer para prevenir enfermidades, será feito. Por isso, separamos as doenças infantis mais comuns para que você possa ficar atento e evitar que seus filhos sejam atingidos pelas patologias. Confira:

Gripe e resfriado: esse tipo de doença respiratória também é comum em adultos. Contudo, as crianças podem sofrer mais. Os sintomas são: febre, coriza e mal estar. Para evitar, é importante manter as vacinas atualizadas, encorajar o alto consumo de água e evitar aglomerações.

Diarreia: por incrível que pareça, essa ainda é uma das principais causas de morte entre crianças no Brasil. No geral, a diarreia é causada por infecções intestinais. Por isso, a prevenção é feita por meio da higiene. No caso de crianças, que ainda estão desenvolvendo o sistema imune, procure evitar alimentos de procedência duvidosa.

Amigdalite: trata-se de uma infecção nas amígdalas. A criança pode apresentar febre, dor corporal e dor para engolir. O tratamento é feito com o uso de antibióticos. A prevenção é complicada, pois frequentar a escola e a creche já aumenta a chance de infecção.

Asma: atenção para quando a criança estiver com dificuldade para respirar e estiver fazendo barulho durante a respiração. Outro alerta é se houver alguém na família com asma. Isso porque a doença é hereditária. Mesmo sendo uma doença crônica, o tratamento adequado faz com que a família esqueça da doença por um tempo. Siga as orientações médicas.

Sarampo: cuidado se notar manchas brancas na mucosa e no rosto e erupções pelo corpo. Esta é uma doença viral que facilmente se confunde com gripe no início. Assim que identificada a doença, a criança deve ser isolada para evitar a propagação.

Otite: é uma dor causada por infecção no ouvido médio. Os pequenos, além de serem mais propensos a contraírem a doença, as tem de forma mais intensa. Casos graves podem necessitar de antibióticos para o tratamento. A otite pode causar complicações. Por isso, inicie o tratamento assim que identificar a doença.

Infecção urinária: esta é uma das infecções mais comuns em crianças. Fique de olho se a quantidade de idas ao banheiro aumentar e se a criança apresentar incômodos ao fazer xixi. Outros sinais são: mal estar, febre alta e cheiro forte na urina.

Doenças infantis precisam de atenção

A melhor forma de se prevenir das doenças infantis é ir ao pediatra com frequência. Além disso, manter os exames em dia ajuda. Veja quais são as propensões genéticas e fique atento sempre que notar algum comportamento diferente ou sinais fora do comum. Outra dica é sempre ouvir o seu filho quando ele reclamar de algo e não subestimar.