A sua menstruação atrasou. Você desconfiou que poderia estar grávida e foi até a farmácia comprar um teste ou já fez, logo de cara, o exame de sangue. A sua dúvida foi confirmada e o resultado deu positivo. Você vai ser mamãe! Mesmo que essa gravidez tenha sido planejada, é completamente normal sentir-se insegura. Afinal, daqui há alguns meses você terá um serzinho totalmente dependente dos seus cuidados e isso é uma baita responsabilidade.

Mas, acalme-se! A maternidade não é um bicho de sete cabeça como alguns dizem por aí. Com as dicas que daremos no post de hoje, você vai tirar de letra os desafios desse momento e, depois do nascimento do bebê, será uma ótima mãe de primeira viagem. Pegue a agenda e anote os conselhos, eles serão valiosos. Se preferir, salve esse link e, sempre que achar necessário, volte a ele.

Agora vamos ao que interessa: as dicas que toda mãe de primeira viagem precisa saber

Antes de falarmos dos cuidados com o bebê, vamos nos preocupar, primeiro, com a sua saúde e com o planejamento do parto.

1 – Escolha seu obstetra e maternidade onde terá o bebê

Se você tiver o privilégio de escolher um obstetra e um pediatra de confiança para acompanhar a gravidez, bem como o local onde será realizado o parto, o faça! Isso a deixará muito mais tranquila em relação à sua saúde e a do bebê. É importante que a sua gestação seja tranquila e essas escolhas podem garantir que isso, de fato, aconteça.

2 – Avalie e escolha qual parto será feito

Converse com o seu obstetra e defina qual tipo de parto fará com que você, mãe de primeira viagem, se sinta mais confortável. Ele será normal ou você prefere a cesárea? Pesquise as particularidades da recuperação de cada um e faça a sua própria escolha.

Você também tem a opção de ter o seu bebê em casa. Nesse caso, procure e converse com doulas para tirar todas as suas dúvidas. Se você ainda não conhece o trabalho dessas mulheres, aconselhamos que leia o texto: Entenda qual é o papel da doula.

3 – Compre o necessário para o bebê

Não se esqueça de comprar roupas, fraldas e produtos de higiene necessários para o bebê. Com tantas responsabilidades e com o cansaço, fruto da gestação, algumas coisas podem passar despercebidas. Portanto, fique atenta e compre apenas o essencial para o pequeno. Sabemos que as roupinhas de bebê são irresistíveis, mas, mãe de primeira viagem, cuidado para não se endividar. Acredite, você terá muitos gastos com a chegada do seu filho (a) e, enfrentar problemas financeiros neste momento, não será nada agradável.

4 – Conte com a ajuda de amigos e familiares

As pessoas costumam achar que as mães dão conta de tudo, simplesmente por serem mães. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Logo após o nascimento do bebê, você precisará, sim, de ajuda! Portanto, tenha ao seu lado pessoas queridas que estejam dispostas a auxiliar nas tarefas de casa ou nos cuidados com o pequeno (a). O pai da criança, seus pais ou seus amigos serão essenciais nesse momento.

Lembre-se: a mãe de primeira, segunda, terceira viagem sempre precisará de ajuda!

5 – Aprenda a amamentar

Antes do parto, pesquise muito sobre amamentação. Apesar de parecer um momento mágico, de conexão entre mãe e filho (a), amamentar pode ser muito dolorido para algumas mulheres. Por isso, busque quais são as possíveis complicações desta prática e encontre alternativas para amamentar de forma correta. As informações podem ser passadas pelo seu pediatra, doula ou pelos próprios enfermeiros que acompanharam sua gestação ou parto.  

É importante ressaltar que a amamentação é muito importante para o bebê, como explicamos no texto: 10 razões para você amamentar seu filho.

Se você souber de outras dicas, compartilhe nos comentários. Toda ajuda para a mãe de primeira viagem é bem-vinda!