Nessa vida corrida todo tempo que passamos com os nossos filhos deve ser muito bem aproveitado. E auxiliar na educação infantil é fundamental. Só que às vezes é bem difícil ser criativo o suficiente para essas crianças cheias de energia, não é mesmo? Aqui você vai encontrar sugestões de brincadeiras educativas para fazer em casa com os pequenos! A ideia é que eles se desenvolvam cada vez mais com a sua participação ativa.

Jogo de encaixe

Recomendado para crianças até três anos, você pode envolver a criança desde o início do jogo. Você vai precisar de cartolina, caneta e alguns objetos de forma geométrica diferentes, como copo de plástico, um boneco mais firminho, frasco de xampu, etc.

Faça o contorno da base desses objetos na cartolina e depois, deixe o pequeno encontrar a forma certa para cada objeto! Parabenize todos os acertos!

Pintura gigante

As crianças artistas vão amar essa! Separe uma folha de papel bem grande. A3 para cima. Pode ser daqueles de embalar pacote, papel pardo mesmo. A ideia é que a criança tenha muito espaço para desenhar e colorir. Aqui não tem regras. Pode ser com lápis de cor, canetinha, giz de cera, ou até tinta (aí vai da sua autorização). Disponha o papel no chão e brinque de desenhar e pintar com a criança. Enquanto faz isso, vá perguntando os nomes das cores, o que é que está sendo desenhado, e por aí vai. Deixe o resultado dessa arte na parede depois!

Morto ou vivo

Essa vai valer pela academia do dia, vai por mim! Você já conhece a brincadeira, e provavelmente seu filho também. O que é legal, é inventar novas ações além do morto e do vivo (agachado e em pé). Pode colocar panela de pressão (girando e fazendo barulho), dinossauro, pipoca (pulando). Deixe as ideias fluírem.

Acampamento!

Separe um fim de semana e faça um acampamento pela casa! Monte uma cabana, pode ser com o lençol mesmo, apague as luzes, use lanternas, conte estórias, coma marshmallows e deixe a tecnologia bem longe! Se for para usar o tablet, que seja para simular uma fogueira! Pegue todas as referências de filme e se divirta.

Caça ao tesouro

Essa é para ocasiões especiais. O ideal é que a criança já saiba ler. Funciona para encontrar o presente de aniversário, o ovo de Páscoa, anunciar uma surpresa, ou simplesmente uma forma mais divertida de começar o dia. Coloque a primeira pista perto da cama da criança com pistas para outras partes da casa. Seja enigmático e deixe que a criança descubra sozinha.

Esse cheiro vem de onde?

Pegue um pano ou uma toalha e passe perfume nela. Depois esconda o paninho em algum lugar da casa e deixe que a criança encontre pelo cheiro. Vá mudando o esconderijo e, se possível, os cheiros. Dá para adaptar para som também. Você pode esconder o celular e mandar mensagens, ou ligar de outro número.

Era uma vez…

Essa é mais legal com mais de três pessoas brincando. Alguém começa uma estória, e o seguinte vai continuando. Uma frase por vez. Pode ir usando bonecos e brinquedos da criança para criar essa narrativa!

Karaokê

Faça uma seleção das músicas favoritas do seu filho e passem a tarde cantando! Além de ajudar com a pronúncia das palavras e o vocabulário, será super divertido. Se ele estiver gostando muito, prepare uma apresentação! Faça do sofá um palco, o controle remoto o microfone e seja o maior fã do seu pequeno super star!

Boliche

Tem corredor em casa? Então perfeito! Use garrafas vazias como pinos e uma bola! Brinquem até não aguentar mais. Se quiser deixar mais interessante, separe perguntas que devem ser respondidas para cada pino que ficar em pé.

Massinha e lego

Esses tipos de brincadeira têm em comum a liberdade para criar qualquer coisa. Outro ponto em comum é que, normalmente, os pequenos brincam sozinhos. Participe desse momento. Brinque também. Podem definir um tema e todos fazem itens para ele, ou você pode ainda fazer um concurso entre os membros da família. A sua participação em momentos como este fazem toda diferença para a educação infantil.