Esta é uma questão rotineira que deixa muitas mães de cabelo em pé. Claro que o problema com a alimentação infantil pode apresentar algumas exceções, mas em geral, podemos afirmar que a relação da alimentação em família mudou muito ao longo dos anos e isso trouxe novos hábitos, menos saudáveis e prejudiciais ao comportamento das crianças.

Há crianças que passam o dia inteiro na escola realizando todas as refeições fora de casa, podendo criar hábitos até mais saudáveis ou então, pelo contrário, escolhendo alimentos de preferência, já que muitas escolas acabam cedendo aos gostos da criança para que a mesma não fique sem comer. Desta forma, a criança cresce sem hábito de consumo de alimentos como verduras e legumes, principalmente. Fique atenta nos finais de semana como seu filho se comporta a mesa para avaliar a rotina alimentar na escola.

Por outro lado, se a criança faz as refeições em casa e os pais apresentam maus hábitos alimentares, certamente a criança desenvolverá estes mesmos hábitos. Então, antes de mais nada, pare para pensar como está a sua alimentação e se você é um exemplo para seu filho. A hora da refeição deve ser um momento de prazer em família, reúna-se a mesa e façam as refeições juntos sempre que possível, tentando conversar e estimular o consumo dos alimentos em comum a todos que estiverem na mesa. Os pais são sempre o melhor exemplo para os filhos!

Se o seu filho insiste em não comer, retire o prato da mesa. Sem brigas, insistência, nem discussões; quando ele tiver fome ofereça novamente, mas nunca outros alimentos como biscoitos, salgadinhos, leite ou iogurtes. Hora de comer comida a criança deve saber que não pode substituir por outros alimentos! Estabeleça a ordem das refeições com horários e tipos de alimentos que devem ser consumidos.

Quanto mais entretenimento pior, claro que muitas crianças precisam de algo para “parar quietas na cadeira”, mas não exagere e vá reduzindo esse hábitos com o tempo. A criança acima de tudo, como nós adultos, deverá mastigar e perceber o que está comendo para também ter prazer nas refeições. Tenha calma, não aparente desespero, evite ir andando e oferecendo comida, faça-o sentar e apreciar o horário da refeição, mesmo que tenham pouco tempo pra isso ou que ele seja inquieto. Estimule bons hábitos para que, aos poucos, seu filho tenha curiosidade de experimentar aquele verdinho que costuma separar ao lado do prato.

Lembre-se que alimentação é acima de tudo um gesto de cuidado e carinho!

 

Dra. Georgia Magri
Nutricionista clínica e esportiva funcional
CRN 10857
(georgiamagri.nutri@gmail.com)