Ter que desempenhar os papéis de mãe e pai, ao mesmo tempo, não é tarefa fácil. As mães solteiras que, dia a dia, se esforçam para criar e educar os filhos sozinhas são verdadeiras guerreiras. Porém, com o excesso de tarefas e responsabilidades, é comum que, às vezes, elas tenham a sensação de que não darão conta de tudo. Nesse momento, alguns questionamentos vêm à tona: será que sou capaz de criar meu filho (a) sem a ajuda do pai? Terei condições financeiras para fazer isso? Conseguirei educá-lo de forma correta?

A boa notícia é que você, mãe solteira, pode, sim, dar conta do recado! Basta adotar alguns hábitos para encarar essa rotina com sabedoria. Selecionamos 5 dicas que, com certeza, vão te ajudar a enfrentar tantos desafios.

Dicas para mãe solteira:

1 – Tente aceitar a sua situação

Em um primeiro momento pode parecer assustador não ter o pai da criança ao seu lado para que, juntos, vocês possam criá-la e educá-la. Mas, com o tempo, você começará a se adaptar à nova rotina. Apesar de ser um momento difícil, é importante que os sentimentos de raiva, tristeza e solidão, por exemplo, não sejam transmitidos para o pequeno (a). Eles podem interferir negativamente em sua criação. Portanto, tente aceitar as circunstâncias e ficar bem, mesmo que, para isso, você precise de auxílio psicológico. Afinal, criar e educar um filho (a) sozinha não é tão simples quanto parece.

2 – Aceite ajuda de amigos e familiares

Não tente bancar a super-heroína e fazer tudo sozinha. Antes de ser mãe, você é um ser humano e, assim como o bebê, precisa de cuidados. Naqueles dias em que estiver muito cansada, peça para um familiar ou uma amiga cuidar do seu filho (a) enquanto renova as energias. Se alguém lhe oferecer ajuda para limpar a casa, cozinhar ou ir até o supermercado fazer compras, aceite! Você vai ver como tudo pode parecer mais simples quando se tem ao lado boas pessoas, dispostas a ajudar.

3 – Não anule a sua vida

Não é porque você é mãe solteira que tem de deixar de fazer todas as outras coisas que não envolvam a maternidade. Muito pelo contrário. Tente arrumar um tempinho para você (conte com a ajuda dos amigos e familiares para isso). Vá ao cabeleireiro, faça um passeio no shopping e compre roupas novas, preocupe-se mais com a aparência e, se estiver pronta, abra caminho para outras pessoas entrarem em sua vida. Afinal, não é porque você não vive com o pai do seu filho (a), que não poderá se apaixonar novamente, não é mesmo? Portanto, seja feliz!

4 – Se precisar, faça parte de algum grupo

Assim como você, existem milhares de mães solteiras por aí. Elas enfrentam os mesmos problemas e passam pelas mesmas dificuldade que você. Talvez seja interessante conhecer pessoas que tenham a mesma rotina e perceber que não está sozinha nesse barco. Existem grupos no Facebook para que as mamães se comuniquem e compartilhem dicas. Em alguns casos, são marcados encontros para que os pequenos possam brincar e para que as mamães não se sintam tão sozinhas em momentos como esse (de lazer).

Avalie e veja se essa opção é interessante para você. Pode ajudar (e muito)!

5 – Ignore as críticas que não são construtivas

Pessoas maldosas estão por toda a parte e você deve tomar cuidado com elas. Muitas vão te julgar e criticá-la por diversos motivos, principalmente por ser uma mãe solteira. Vão opinar sobre a maneira como você cria ou educa o seu filho (a), vão falar sobre a ausência do pai e outras bobagens. Aconselhamos que, nessas situações, mantenha a paciência e apenas IGNORE. Só você sabe o quanto está se esforçando e como é difícil ser mãe solteira.

Portanto, não dê ouvidos às pessoas negativas e viva a sua vida. Seja feliz com o seu filho (a) e se afaste daqueles que só querem o seu mal.