Já parou para pensar se a vacinação é tão importante assim para os pequenos? Todos dizem que sim, mas ainda há quem acredite em outras formas de prevenção de enfermidades. E é fácil perder a fé na vacinação. Afinal, quantas pessoas já não se imunizaram e depois contraíram a doença? Contudo, a imunização é fundamental. Separamos os principais dados sobre vacinação e ainda quais vacinas devem ser tomadas pelas crianças e porquê;.

O principal benefício é a prevenção de sérias doenças. Muitas patologias que causam morte podem ser evitadas com a vacinação. Ela funciona preparando o corpo para combater as doenças quando elas chegarem, por meio do desenvolvimento dos anticorpos corretos. Veja quais são os essenciais:

Vacinação infantil

O calendário de vacinação está disponível em diferentes portais online para consulta. A ideia é que não se esqueça nenhuma das imunizações a seguir:

  • BCG: é uma vacina contra a tuberculose. É de dose única e é aplicada ao nascer.
  • VHB: imunização contra a hepatite B. São três doses. A primeira é aplicada ao nascer, a segunda, no primeiro mês de vida e a terceira, com seis meses de idade.
  • Tetravalente (DTP + Hib): ela protege contra quatro doenças, Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite. E também é dividida em 3 doses, a primeira com dois meses de vida, a segunda com quatro meses e a terceira, com seis meses.
  • VOP: é a Vacina Oral de Poliomielite. Hoje, não encontramos mais pessoas com essa doença justamente por causa da vacinação. São três doses, aos dois, quatro e seis meses da criança. Aos 15 meses, existe um reforço da imunização.
  • VORH: a Vacina Oral contra o Rotavírus Humano. São só duas aplicações, uma aos dois meses e a outro as quatro. Este é um vírus responsável por 30% das causas de diarreia grave. Ou seja, se é possível prevenir, você deveria fazê-lo.
  • Antipneumocócica 10 valente conjugada: são três doses divididas entre o segundo e o sexto mês da criança. Ao completar um ano, existe um reforço. O objetivo é fortalecer o corpo contra doença pneumocócica invasiva, pneumonia e otite média aguda.
  • Antimeningocócica C Conjugada: uma dose aos três meses, outra aos cinco meses. Protege o corpo da criança contra meningite e outras doenças causadas pelo mesmo vírus.
  • Febre amarela: de dose única, permite que seu filho esteja preparado para combater a doença pelo resto da vida.
  • SRC: essa vacina vai proteger contra Sarampo, Rubéola e até Caxumba.
  • DTP (tríplice bacteriana): a ideia é blindar o seu filho contra difteria, coqueluche e tétano. Deve ser aplicada aos quinze meses e aos quatro anos.

Vacinação infantil importa

Por mais que tenham pessoas que contraíram doenças das quais foram imunizados, é melhor não correr esse risco. Ainda mais no que diz respeito ao seu filho. Portanto, sempre que começar uma campanha de vacinação, fique de olho. Outra dica importante é falar com o pediatra da criança a fim de entender toda vacinação necessária e para quê ela serve. Não deixe que o seu pequeno adoeça por essa falta de cuidado.