Bem-vindas ao time de mães que trabalham, cuidam da família e querem ser felizes e realizadas. Sabia que isso é possível, sem deixar as coisas desandarem? Para isso, precisa-se entender a chave para ser a “mulher-maravilha”.

Mães que trabalham

Você sabia que cerca de 4 em cada 10 mulheres chefiam famílias no Brasil? De acordo com o IBGE, elas respondem por mais de 46% da população economicamente ativa no país. Em pleno século XXI há uma certa bipolaridade na sociedade sobre as mães que trabalham. Por um lado, ela é a mulher que tem uma carreira profissional, que busca a valorização e pelo outro, há uma culpa por não estar com seus filhos. Mas a realidade é que mães tem braços grandes e podem abraçar todas as funções que ela quiser, pois isso faz parte dela. O grande segredo de ser uma “mulher-maravilha” é saber conciliar a vida de mãe e profissional. Para isso, confira 5 coisas libertadoras que toda mãe que trabalha precisa:

1. Seja feliz e consciente que você fez a escolha certa

Qualquer que seja a sua escolha: trabalhar fora, em casa ou ficar com as crianças. Essa escolha se diz respeito a você e interfere diretamente na sua felicidade. Você tem que ser completa para se dividir com seus filhos e não pode seguir em frente com o pensamento de dúvida sobre suas decisões. Esses “fantasmas” podem acompanhar por anos e você sempre sentirá falta de algo.

2. Esteja de corpo e mente onde estiver

Ser produtiva é estar 100%, seja no trabalho ou em casa, e isso interfere no seu nível de stress. Entender a importância de estar de corpo e mente no lugar é essencial para manter o foco e desempenhar suas atividades da melhor maneira possível. Tudo tem seu tempo para acontecer e o momento de estar com as crianças não é de pensar no trabalho e vice e versa.

3. Organização SEMPRE será a chave para o sucesso

O dia tem 24h e oito delas você precisa descansar. Organize seu tempo durante as 16h restantes. O planejamento faz com que você aproveite ao máximo todo o tempo que você tem com as crianças, mesmo que seja pouco. Desta maneira você entende como ter mais tempo de qualidade e não quantidade com seus filhos.
Não esqueça de você! Você também precisa se cuidar, se sentir amada, ter atenção e se valorizar.

4. Cuidado com as emoções

Viver uma vida dupla, de mãe e que trabalha, pode ser extremamente cansativa emocionalmente. Por isso a importância de se desligar dos problemas de casa no trabalho e do trabalho em casa. Eles não podem interferir na maneira que você lida com seus filhos ou colegas de trabalho, fornecedores e etc. ser instável emocionalmente e incoerente nas reações é uma injustiça com quem está ao nosso redor.

5. Você não é culpada. Liberte-se das culpas

Ser mãe é ouvir milhões de conselhos, palpites, opiniões por dia e quando você trabalha multiplica isso por 100. Sua felicidade não precisa estar inteira na maternidade; a sua realização profissional pode colaborar e muito para ela. Você sempre pensa no que é melhor para os seus filhos? Parabéns, você já é a melhor mãe do mundo. As suas atitudes e decisões é o que realmente farão a diferença na vida deles. 😉

Mãe que trabalha

Mães que trabalham

Nem tudo é um mar de rosas, mas aí vai uma frase inspiradora sobre maternidade e trabalho: “Aprendi a lidar com a frustração, com diferenças. Filho é uma escola. Você educa e imagina que será um caminho, e ele segue um caminho totalmente diferente. Hoje sou muito mais preparada para a flexibilidade, para discutir com a nova geração. Consigo acolher os novos profissionais que são tão importantes. Eu trago para o ambiente de trabalho a inteligência emocional que minhas filhas me trouxeram. ”Josie Romero, 49, mãe de duas filhas, de 20 e de 13 anos, e alta executiva da Natura, empresa associada ao Movimento Mulher 360. Confira a entrevista na íntegra: http://bit.ly/Entrevista_Josie_Romero