Não é só comer que faz as crianças crescerem. As brincadeiras possuem uma importância no desenvolvimento e alguns pais não valorizam. Confira como o seu filho pode crescer com saúde:

Já ouviu a expressão “Brincar é coisa séria”? Pesquisadores da Universidade de Ulster na Irlanda do Norte descobriram que é verdade, os adultos bem sucedidos, analisados pelo estudo, foram impactados de maneira positiva pelas brincadeiras quando crianças, inclusive os fizeram crescer com saúde e bem estar.

As brincadeiras identificadas foram divididas em quatro categorias: criativa, ativa, tecnológica e solitária; constando que elas auxiliaram no desenvolvimento e na tomada de decisões. Eles também verificaram ao contrário, crianças que foram “privadas” ou não tiveram um período para as brincadeiras, eles se tornaram adultos com tendência ao sobrepeso e hábitos menos saudáveis. Tony Cassidy, responsável pelo estudo, disse que a brincadeira parece algo espontâneo na infância, porém muitas vezes os pais não a consideram importante para crescer com saúde e não as estimulam.

Pensando nisso, que tal reservar momentos de lazer na rotina agitada das crianças, onde a brincadeira também faça parte na forma de aprendizado? Para cada idade há uma importância a ser estimulada, por exemplo: a capacidade, motora, cognitiva, emocional e sensorial. Confira nossas dicas para cada fase da criança:

Crianças de 0 a 3 anos

Crianças de 0 a 3 anos – Brincadeiras para crescer com saúde

Crianças de 0 a 3 anos

Gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento. A participação dos pais nesta fase é essencial para a segurança e diminuição de riscos. Passeio ao ar livre, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis são uma ótima saída da rotina e que auxiliam na fase da descoberta e que todos os sentidos estão atentos a novidades.
Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, não são adequados, pois as crianças podem estranhar o excesso de informação além de precisarem de liberdade para se movimentar.

Crianças de 4 a 7 anos

Crianças de 4 a 7 anos – Brincadeiras para crescer com saúde

 Crianças de 4 a 7 anos

Elas já têm uma “certa independência” e gostam de brincar sozinhas, com irmãos ou amiguinhos. Costumam ficar bem acompanhadas com outros adultos com a certeza que os pais voltarão para buscá-las. É importante que elas participem das escolhas de brincadeiras e programas. Tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo estimula a tomada de decisões. Aposte em passeios ao ar livre, brincadeiras com bolas, bicicletas ou equipamentos que estimulem a capacidade motora e sensorial; estes também podem ser conquistados com atividades artísticas como pintura, dobradura, trabalhos manuais.

Crianças de 8 a 10 anos

Crianças de 8 a 10 anos – Brincadeiras para crescer com saúde

Crianças de 8 a 10 anos

Estão no Ensino Fundamental, não se consideram mais “bebês”. Querem companhias da mesma idade, por isso acampamentos, espaços ao ar livre e idas a clubes, são ótimas opções. Nessa faixa de idade, estimular a inteligência cognitiva é importante, pois neste primeiro período escolar as crianças estão mais propicias a aprender e elas podem conquistar isso passando períodos sozinhos, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade. O autoconhecimento do que gosta ou não gosta influencia na inteligência emocional e nos aspectos da personalidade.
Os pais podem ajudar criando desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza, visitas a museus, leitura, jogos de tabuleiro e instrumentos musicais.

Crianças de 11 a 12 anos

Crianças de 11 a 12 anos – Brincadeiras para crescer com saúde

Crianças de 11 a 12 anos

Estão na fase de quererem ser mais velhas, tem a necessidade de mostrar que podem ser independentes e gostam de esportes e saídas em grupo. Apoiar os gostos e escolhas estimula a confiança. Nessa idade a capacidade motora, cognitiva e sensorial já foram desenvolvidas e a emocional começa a amadurecer. O período da pré-adolescência não precisa excluir a família. Cinema, parques de diversão, passeios, jogos eletrônicos, tabuleiros são alternativas para se divertir.

Brincadeiras, independente da idade, são saudáveis para as crianças e ajudam a se tornarem adultos desenvolvidos, maduros e conscientes. Não é só diversão, é aprendizado. E os pais também se beneficiam das descobertas e evoluções dos filhos, por isso a importância da brincadeira em família.