Você sabia que a leitura diária traz inúmeros benefícios para o cérebro?

Pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford e na França pela Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias), comprovaram que ler todos os dias é benéfico para o cérebro. Já que no momento da leitura ele usa e desenvolve as capacidades de decifrar, compreender, generalizar, sintetizar, propor hipóteses e muitas outras.

Além disso, a leitura estimula a memória, a imaginação, a escrita, eleva a autoestima, constrói sonhos, nos leva a lugares que nunca visitamos e nos dá a oportunidade de conhecer universos e culturas diferentes.

Diante de tantas vantagens que a leitura proporciona, apenas 56% da população brasileira tem o hábito de ler. O índice é resultado de uma pesquisa divulgada em 2016 pelo Retratos da Leitura no Brasil.

Mas o que você pode fazer para estimular seu filho a ler?

Quanto mais cedo seu filho tiver contato com a leitura melhor. Não pense que fazer isso é um bicho de sete cabeças. Acredite, você pode desenvolver o hábito de ler com abordagens simples, porém produtivas e criativas.

Separamos 5 dicas de como ajudar seu filho a criar hábito pela leitura. São truques de mãe para ajudar nesse processo tão importante para o desenvolvimento do seu pequeno:

1 – Seja o exemplo

Não adianta tentar estimular em seu filho a vontade de ler se você não dá esse exemplo a ele. Ao ler, a família demonstra que a atividade é prazerosa, agradável e positiva. As crianças tendem a imitar as atitudes dos pais, portanto é importante que os filhos os vejam lendo, para que surja neles a vontade de fazer o mesmo.

2 – Leia para o seu filho

Você pode começar a ler para o seu filho antes que ele seja alfabetizado, não há problema nenhum em fazer isso. Portanto, procure um tempo vago e leia histórias para ele. Essa atitude vai tornar o hábito da leitura natural e no momento que a criança aprender a ler, a atividade não vai causar estranhamento.

3 – Dê livros de presente

Antes de presentear seu filho com um livro, procure saber quais são os interesses dele, é essencial conhecer seus gostos para não errar na escolha. Compre um livro de acordo com a faixa etária e que tenham temas apropriados.

Se você estimulou a leitura desde muito cedo, com certeza ganhar um livro vai ser tão legal quanto ganhar um brinquedo.

4 – Frequente regularmente ambientes de leitura

A missão vai muito além de dar um livro de presente para a criança ler. Você precisa leva-la à bibliotecas, livrarias ou sebos. Isso porque ao conhecer esses ambientes a criança cria uma familiaridade e se identifica com o hábito da leitura. É importante que você converse com ela e fale sobre os benefícios que a atividade pode trazer para a saúde e para a vida.

5 – Não trate a leitura como punição

Nunca use a leitura para castigar seu filho por algo errado que ele tenha feito. Essa atitude faz com que a criança enxergue a leitura como algo ruim, que ela é obrigada a fazer. E esse não é o objetivo, muito pelo contrário!

Lembre-se: As dicas são para te ajudar, mas você não precisa se apegar a esse roteiro. Avalie a melhor forma de fazer seu filho tomar gosto pela leitura. Se for preciso faça adaptações em cima dos conselhos.

Pronta para essa experiência que tem tudo para ser maravilhosa? Comece já!