Chegou estressada do trabalho e não teve paciência para ouvir seu filho? Estava cansada demais e não deu a atenção merecida? Ou respondeu uma pergunta de forma agressiva porque estava em um dia ruim? Calma, calma e calma!

É comum e compreensível que a correria do dia a dia resulte em pais estressados e sem paciência. São em momentos assim que é extremamente importante pensar duas vezes antes de dizer algo aos seus filhos. Frases ou palavras ofensivas podem gerar impactos negativos na formação da personalidade e identidade social da criança, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid.

Ele diz ainda que existem coisas que não devem ser ditas às crianças em hipótese nenhuma. Confira quais são:

Coisas que não devem ser ditas, em hipótese alguma, aos seus filhos

1 – Não dizer adjetivos negativos

Não rotule seu filho como desorganizado, bagunceiro, pestinha, lerdo, burro, chato etc. As palavras projetam verdades na cabeça da criança e ela passa a acreditar que realmente é tudo aquilo que você diz. Isso acontece porque os pais são sempre vistos como autoridade pelos filhos. As palavras negativas geram pensamentos, sentimentos, comportamentos e posteriormente resultados ruins.

2 – Evite dizer sempre SIM

Não diga sempre sim para tudo que seu filho pedir. Às vezes é importante dizer não para algumas coisas, dessa forma você o prepara para a realidade da vida. Em um trabalho, escola ou faculdade, por exemplo, a vida não é tão bonita quanto parece, ele levará muitos nãos e precisa estar pronto para isso. Lembre-se que o mundo não vai dizer sim o tempo todo, portanto ensine seu filho desde criança a equilibrar suas emoções.

3 – Entender é diferente de concordar

Quando você der uma ordem ao seu filho explique a ele o por quê daquilo. Crianças gostam de explicações e isso é algo simples de se fazer.

Exemplo: explique a criança que ela não deve abrir a gaveta da cozinha e pegar os talheres porque eles são perigosos e podem machucar. Ou que ela não deve pegar os objetos do armário porque custam caro e podem quebrar.

Depois de explicar, pergunte se ela entendeu. Caso não tenha entendido, explique quantas vezes forem necessárias até que ela compreenda.

Nunca pergunte se a criança está de acordo com a decisão, ela não precisa concordar, precisa apenas entender.

Sabe por que isso é importante? Porque o mundo é feito de regras e leis e em alguns momentos ela não concordará com muitas coisas, mas terá que obedecer.

4 – Não peça para o seu filho parar de chorar

Quando seu filho estiver chorando, antes de tudo, procure entender o motivo do choro e pergunte a ele o que aconteceu. Tente ser compreensível e ajudar o seu pequeno. Mostre que você, além de ser mãe, é também, amiga dele. Isso gera confiança entre vocês.

5 – Não minta

A mentira faz com que seu filho não confie em você. Nunca se esqueça que os pais são exemplos, portanto quando você mente está ensinando ele a fazer o mesmo.

Para evitar que o seu pequeno fique chateado, respire fundo, mantenha a calma e pratique o autocontrole para não dizer algo que se arrependerá depois.

Se você se descontrolar e não conseguir seguir nada disso, peça desculpa a ele e tente não cometer o erro novamente.

Confira também nosso último texto com 11 dias para ajudar no lanche saudável das crianças.