Você tem um Pinóquio em casa? Um mini ser humano que toda vez que você pergunta: “Foi você?”, “Quem quebrou?”, “Você que pegou?”. Ele é o primeiro a negar, falar que foi outra pessoa ou até o cachorro?
Acredite ou não você tem um Pinóquio em casa. As mentiras dele são um problema que pode ser resolvido com uma ação bem mais simples do que o castigo. Duvida? Entenda como parar com as mentiras do seu filho.

Não sei vocês, mas um dos meus maiores medos é o da mentira. O motivo é simples, não é a verdade! Parece óbvio, mas nós mães ganhamos a balança do certo e do errado. Quando alguém mente não temos como exercer nosso papel de justiça, o que nos deixa em uma situação complicada e vulnerável na relação com os nossos filhos.
Em minhas buscas para tentar resolver esse problema me deparei com uma pesquisa interessante.

Pesquisadores da McGill University, no Canadá realizaram um estudo onde colocaram crianças em uma sala e disseram que elas não poderiam olhar para trás até eles voltassem. Quando voltaram perguntavam quem havia olhado para trás. De 372 crianças (4 a 8 anos), que participaram do estudo, 251 infringiram a solicitação e destas, 167 mentiram sobre olhar para trás.
Elas foram questionadas de duas formas diferentes: uma com o tom de braveza e outra vez com um tom de questionamento.
Com isso eles constataram que a possibilidade de a criança dizer a verdade é menor quando ela sente medo de ser punida. “Na verdade, a ameaça de punição pode ter o efeito reverso, reduzindo a probabilidade de ela contar a verdade. Essa informação é útil a todos os pais de crianças pequenas e profissionais como os professores, que querem encorajar honestidade”, explica a pesquisadora líder do estudo, Victoria Talwar.

Fiquei abismada, pois a primeira reação quando uma criança faz algo errado é repreendê-la. Não?

Resolvi testar os resultados do estudo em casa e para a minha surpresa, deu certo. Percebi que todas as vezes que briguei e deixei de castigo só alimentei a raiva do meu filho e ele repetia a dose com malcriação e provocação. Quando perguntei porque ele havia mentido, ele disse: “Fiquei com medo de você brigar comigo.” (O coração de vocês não parte ao meio?) Percebi que nem sempre explicava o motivo de ficar brava, o porque ele estava errado ou porque não poderia falar aquelas coisas. Nos esquecemos que nós já sabemos o que é certo e errado, que nossos filhos só vão saber isso se nós ensinarmos.

Quem disse que é fácil educar. Não é mesmo?

Mas a verdade é que as crianças mentem por medo da repreensão ou do castigo. Então a ideia para não mentir é transmitir confiança para os pequenos. Assim quando algo acontecer de errado, eles saberão que podem contar.

Lembrando que não brigar é diferente de não educar, não é passar a mão na cabeça!
Não brigar é explicar o porquê seu filho não pode fazer aquilo, mostrar as consequências. Fazê-lo entender o real motivo de não poder ter aquela atitude. Assim ele sentirá confortável em falar a verdade e irá amadurecer.

O estudo também mostrou que cada mês que a idade das crianças aumentava, menor era a chance de desobedecer. Ou seja, se começarmos a ensinar os verdadeiros “porquês” para os nossos filhos desde pequenos, quando ficarem mais velhos a chance de desobedecerem e mentirem ficarão menores.

No começo não é fácil. Temos que conversar e conversar mais um pouco, até conquistar a confiança para dizerem a verdade. Mas garanto que os resultados são efetivos. A confiança melhora o relacionamento, diminui as mentiras e de quebra faz com que você ganhe um amiguinho. 😉

E você, tem alguma “tática” ou “técnica” para parar com as mentiras? Compartilhe conosco nos comentários! Adoramos quando as JokMães participam. 😉