Malcriação: confira 10 passos para controlar e vencer esta atitude do seu filho.

Com certeza você viu cenas de malcriação, como o vídeo abaixo, e pensou “Meu filho não vai fazer isso!”
Para a sua surpresa, cá está você lendo essa publicação. Não precisa ficar triste ou preocupada, toda mãe passa por esse momento de não saber o que fazer e não há nada melhor do que conselhos de quem já superou essa fase para ajudar. 😉

Desde bem pequenas as crianças devem ser ensinadas a agir com respeito e a se comportar bem. Quando vemos uma criança de 1 ano tendo um momento de explosão os pais pensam em relevar, pois é muito pequeno, não querem brigar e acabam satisfazendo a vontade da criança. Segundo a orientadora da Educação Infantil da Escola da Vila de São Paulo, Daniela Munerato as crianças não são pequenas para compreender que as boas relações são geradas por boas ações. Cada vez que o adulto deixa de intervir, está aprovando a atitude do filho; então essas atitudes de malcriação e vão se tornando parte do repertório de ação daquela criança. Mudar depois será muito mais difícil.

O importante é mostrar para a criança que aquela atitude não será tolerada e que não será beneficiada por meio dela. Pode parecer firme, mas tem que ser, a alimentação das malcriações torna-se um padrão da atitude da criança e toda vez em que ela for contrariada surgirá a explosão de manha, choro e stress. Este ciclo só é quebrado quando você mostra os limites, sem ser agressivo ou desrespeitando a criança. É muito importante que o adulto não perca o controle nessas horas, não deixe a criança assumir o comando, ensine com paciência a controlar suas emoções, tudo é muito novo e difícil para os pequenos.

A regra é clara

Estabeleça limites e os deixem claros para a criança, assim quando ela descumprir algum deles ela entende que terá consequências.
Também é importante mostrar a oportunidade de se redimir pedindo desculpas. Mas não deixe que se torne um hábito, a criança precisa entender o erro e que não irá se repetir.

O combinado deve ter algum tipo de recompensa, se for cumprido e se não for, senão o esforço não tem valor e o seu filho vai pensar que normas não precisam ser obedecidas. Não esqueça de relembrá-los, caso você diga “não” explique o porque, o porque sim não é resposta lembra? 😉

Abaixar, conversar olhando nos olhos, passar confiança, firmeza e não raiva ou braveza pode parecer difícil no momento.
Mas quando a criança identifica que a atitude dela está te incomodando a tendência é ela insistir para levar você ao limite de desistir. Vire o jogo e mostre que você está no controle e que a atitude dela não influenciará na sua decisão. Se depois da conversa seu filho continuar agindo de forma descontrolada, avise que não terá um novo diálogo e que ele irá pensar no que fez.

Coloque-o para pensar no que aconteceu, um minuto para cada idade.

Quando o seu filho cumprir algum combinado ou entender que algo desejado não pode ser dado imediatamente, elogie a compreensão dele, isso é bom para a autoestima dos pequenos.

Relembrando

Com isso lembre sempre de 10 passos para controlar e vencer as malcriações do seu filho, por mais difícil que seja (e muito!) 😉

  1. Nunca perca o controle
  2. Explique os motivos com clareza e poucas palavras, para entenderem melhor.
  3. Entenda o que se passa
  4. Dê o exemplo
  5. Faça combinados (e os cumpra)
  6. Seja firme na medida certa
  7. Não ponha medo
  8. Não bata, nem ameace
  9. Castigo não é punição
  10. Elogie
Sem Malcriação

Saiba como vencer a malcriação e as birras do seu filho.