Você sabe a importância de falar mais de uma língua, certo? Mas qual é o momento ideal para matricular o pequeno em uma escola de idiomas? O assunto é controverso. Afinal, ainda não está claro em qual etapa da vida é mais fácil aprender uma nova língua. Além disso, tem a questão sobre o melhor aproveitamento do tempo da criança. Será que devo tirar algumas horinhas de brincadeira para aprender um idioma? Vamos falar sobre tudo isso com o decorrer deste texto.

Por mais que alguns estudos digam que a melhor idade para aprender um novo idioma é aos 10 anos, podemos perceber que as mães têm matriculado seus filhos cada vez mais cedo. Então, como proceder neste cenário?

Aprendendo inglês na infância

Há alguns anos é possível encontrar opções de escola de idiomas que admite crianças a partir dos três anos de idade. A metodologia de ensino se adapta à capacidade da idade, fazendo com que os pequenos aprendam de forma natural e sem nem perceber. A vantagem disso tudo é que a criança aprende o português e o inglês ao mesmo tempo, o que leva a uma melhor compreensão de aprendizado de línguas, no geral. Além disso, todo esse desenvolvimento intelectual, tem impacto positivo em todos os outros aprendizados escolares da criança.

Contudo, esses fatores variam demais de criança para criança. Por isso, é importante que a fluência em outro idioma não seja cobrada. Indica-se que haja o encorajamento. O que pode ser divertido para uma criança, pode ser uma tortura para outra. Forçar esse aprendizado em uma criança desinteressada pode até causar uma aversão e barreira ao novo idioma. Portanto, incentive sempre de forma amigável e natural.

É preciso uma escola de idiomas?

Se você já fala um segundo idioma, tente inserir no dia a dia. Assim, a criança não se sente pressionada. Procure ver alguns vídeos em outras línguas, ou até ensinar algumas frases. Com o tempo, a criança deve pegar gosto. Além disso, se na escola seu filho já tiver outra língua na grade curricular, tire proveito disso. Veja o quão familiarizado ele está ficando. A partir dos sete anos, já é possível conversar para ver se há o interesse em estudar em uma escola de idiomas. O importante é nunca forçar. Esta deve ser uma inserção amigável.

Outra opção é matricular o seu filho em uma escola bilíngue. Desta forma, desde o jardim da infância, a criança já aprende o segundo idioma. Ou seja, mais familiaridade com a gramática, vocabulário mais amplo e maior fluência na vida adulta. Além disso, você pode checar a possibilidade de diploma internacional! Com ele, fazer um curso superior em outro país fica muito mais fácil.